Sobre Manjaro

url

Manjaro Linux, ou apenas Manjaro (pronunciado como Kilimanjaro), é uma distribuição Linux, como ambiente gráfico padrão Xfce. Um sistema operacional de software livre, principalmente para computadores pessoais destinadas a facilidade de uso. Como sua base, Arch Linux, Manjaro usa um modelo rolling release.

Relação com Arch Linux

Manjaro Linux é baseada no Arch Linux, tendo o seu próprio conjunto de repositórios. A distribuição tem como objetivo ser uma nova “distro” amigável ao usuário (user friendly), mantendo a poderosa base Arch, mais notavelmente o gerenciador de pacotes Pacman e compatibilidade com o AUR (Repositório dos Usuários do Arch). Manjaro usa 3 (três) conjuntos de repositórios de software: os repositórios instáveis ​​contêm a maioria dos pacotes Arch mais novos, possivelmente um ou dois dias em atraso, os repositórios de teste contêm pacotes dos repositórios instáveis ​​sincronizados a cada semana, o que proporciona uma triagem inicial, e os repositórios estáveis, que ​​contêm apenas os pacotes que são considerados estáveis ​​pela equipe de desenvolvimento.

História

A partir de meados de 2013, Manjaro estava em fase beta, embora elementos-chave do sistema final, como um instalador gráfico, um package manager (Pacman), mhwd (Manjaro HardWare Detection) e Manjaro Settings Manager (para configurações do sistema de largura, gerenciamento de usuários e gráficos de instalação e gerenciamento motorista) foram implementados.

História de Lançamento

A série atual de versões de lançamento são as séries 0.8.x. Os ambientes de trabalho oferecidos, bem como a quantidade de programas agrupados em cada comunicado separado têm variado para diferentes versões. Ambientes de Desktop oficialmente suportados incluem XFCE (primário DE) e OpenBox. as versões da Comunidade incluem:. E17, MATE, LXDE, Cinnamon / Gnome-shell, e KDE / Razor-qt (um projeto Manjaro da Turquia). A NET-Edition está disponível para aqueles que querem configurar seu próprio ambiente gráfico. i3, e outros também estão disponíveis para instalar nos repositórios. Manjaro 0.8.5 era para ser a última edição a característica de Cinnamon como uma liberação da comunidade devido ao mesmo não ser compatível com o GTK 3.8, enquanto o apoio Gnome Shell foi abandonado com o lançamento da versão 0.8.3. No entanto, esforços vindo do Arch permitiram reiniciar a edição de Cinnamon/Gnome como uma edição da comunidade.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s